Da dificuldade surge a oportunidade tão esperada. Uma mudança radical de vida que fez com que o casal Luiz e Edilma Figueiredo virassem a página e passassem a escrever os capítulos de uma história de sucesso que completa 23 anos. 

Em 1992, quando Luiz precisou fazer uma cirurgia do coração e ficou com a saúde debilitada, teve que deixar a profissão de representante comercial de lado (ele vendia chuveiros e material elétrico), pois não podia mais viajar com tanta frequência.

Edilma, que na época trabalhava como professora da rede estadual de ensino, ajudou o marido a procurar alguma atividade a qual pudesse exercer sem precisar se afastar da cidade.

Foi em meio a esse enredo, que o casal precisou superar dificuldades e arriscar, buscando uma forma alternativa de se manter e investir no futuro.

Confira essa história narrada pela própria protagonista:

Histórico

O começo

"Trabalhar com cosméticos, não foi algo pensado ou planejado em nossas vidas, simplesmente aconteceu...

Quando o Luiz teve um problema de saúde, precisávamos achar algo que ele pudesse fazer, sem precisar viajar frequentemente. Ele sempre teve vontade de montar uma distribuidora. Primeiramente, pensou em discos, depois em material elétrico, mas em cosméticos, nunca havia pensado."

A oportunidade

"Meu irmão e minha cunhada abriram uma loja infantil no Shopping Gemini, e ao lado havia uma loja de cosméticos. Meus pais descobriram que loja estava à venda e nos aconselharam a comprá-la. Não demos muita importância, pois não tínhamos nenhuma afinidade com o ramo.

Meu pai começou a observar a loja e percebeu que de cada 10 pessoas que entravam no shopping, nove entravam na loja de cosméticos. E o mais importante: todas elas saíam com uma sacola nas mãos.

Fomos então, convencidos a ir conversar com o dono do estabelecimento. Acabamos nos empolgando com a conversa e fechando o negócio."

Inauguração

"Em 12 de abril de 1993, inauguramos a Lafi Cosméticos. No início era uma loja pequena. Sentia-me perdida muitas vezes, por não entender muito sobre cosméticos. Éramos eu, o Luiz, a Nara (irmã do Luiz, que ainda trabalha conosco, como gerente de uma das lojas) e a Rosane. Também o Marcos, meu cunhado na época, que nos auxiliava na questão financeira. Lembro-me da primeira cliente: a cabeleireira Marta Freitas, que continua nossa freguesa até hoje."

O trabalho

"Continuei trabalhando na escola, afinal, não iria trocar o certo pelo duvidoso. O Luiz apresentou uma melhora de saúde e também continuou no seu emprego, embora não viajasse para longe e nem ficasse fora por muitos dias."

Os eventos

"Em 1993, o Sr. Ademar esteve em nossa loja e nos convidou pra montar um curso que reunisse cabeleireiros, pois precisava de parceria. Tínhamos a loja e tínhamos as clientes, por isso achamos que poderia ser interessante.

Fizemos um evento pequeno, no auditório da Acil. E percebemos que trabalhar com cabeleireiros poderia ser um bom negócio. Então, resolvemos nos especializar neste ramo."

O início da distribuição

"Aumentamos a loja, diversificamos ainda mais a gama de produtos profissionais e contratamos um vendedor (Soli) para visitar os salões da região.

Já na primeira semana, ficamos bastante empolgados com a quantidade de vendas que ele havia feito. Meu esposo e eu passamos o final de semana separando os produtos na loja, com muita alegria. Na segunda-feira cedo, Luiz saiu para fazer as entregas. E assim foi por algum tempo...

Em abril de 1994, fizemos outro evento em parceria com Ademar. Reunimos aproximadamente 160 pessoas, no clube 14 de junho. Na ocasião, conhecemos Narciso Donna, que veio apresentar um produto americano que fazia permanente afro. Mantivemos contato e seguimos uma parceria de apresentação dos nossos eventos por muitos anos."

A marca Alfaparf

"Íamos seguidamente pra São Paulo, fazer compras, sempre num ‘bate-volta’. Em uma destas viagens, descobrimos que estava acontecendo a ‘Cosmética’, a maior feira do setor, na época, e decidimos conhecê-la.”

Chegando à feira, ficamos surpresos ao ver em um dos estandes o Narciso fazendo uma apresentação dos produtos. Fomos até lá e acabamos conhecendo o Sr. Horácio Lira, que nos apresentou a Alfaparf - ele era o importador da marca.

O Luiz, que sempre foi arrojado e nunca esperou nada cair do céu, acertou com Horácio pra ser o distribuidor da Alfaparf em nossa região, mesmo sem saber ao certo o que isso significava. Eu achei que foi precipitação dele, que deveria pensar mais, afinal, o que era Alfaparf? Mas não adiantou, já estava tudo certo e pronto”."

O primeiro Fashion Hair

"Como percebemos que os cabeleireiros tinham vontade de ficar por dentro das novidades da área, mas ao mesmo tempo, encontravam dificuldades em se deslocar aos grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo, resolvemos trazer a atualização até eles.

Nossa ideia era fazer um evento regional que pudesse trazer cabeleireiros renomados para se apresentar. Foi em abril de 1995 que aconteceu o 1° Fashion Hair. Com um porte maior e tendo a Alfaparf como parceira, conseguimos trazer a Lages um cabeleireiro italiano, Giorjo Ragazi, que deu um up ao evento e fez com que o Fashion Hair iniciasse sendo um evento importante."

Inovando

"Como as vendas foram aumentando, o Luiz já não dava conta de fazer as entregas sozinho. Contratamos um entregador e compramos um carro maior (uma kombi). Assim, a Lafi foi crescendo, aumentando o número de vendedores e conquistando cada vez mais espaço e destaque.

Para divulgar o nome da Lafi e a marca Alfaparf, tudo foi feito com muita dedicação e trabalho. Fazíamos cursos em toda a região nos finais de semana. Não tínhamos uma folga sequer. Convidamos o cabeleireiro Sérgio Beauty, que estava iniciando na profissão, para ser nosso técnico."

Família unida

"Viajávamos todos juntos: o Luiz – que coordenava o evento, eu - para montar minha ‘banquinha’ e vender produtos e acessórios, o Sérgio - que ministrava os cursos, o vendedor da região, e também Lucas - nosso filho, que desde pequeno sempre nos acompanhou.

Falando nele, lembrei um episódio marcante. Como fazíamos muitos eventos em Balneário Camboriu, no Hotel Marambaia, e Lucas sempre estava junto, quando íamos pra lá de férias, em janeiro, se passássemos em frente ao hotel, o Lucas já dizia: ‘Não! Curso não! Eu não quero ir, me leve de volta pra casa da minha vó."

O reconhecimento

"Foi através de pequenos eventos regionais e do Fashion Hair, que o nome Lafi começou a se destacar e a ser encarado como uma empresa arrojada e dinâmica. Com esse reconhecimento do mercado, a distribuição da Alfaparf, através da Lafi, foi se expandido para o interior do Paraná, depois para Curitiba, seguindo para o Rio Grande do Sul e, agora, já atinge todo o estado de São Paulo.

Os pequenos cursos profissionalizantes continuam acontecendo em todas as regiões onde atuamos e, em algumas cidades, acontece o ‘Fashion Day’, um evento maior, porém, em um único dia”.

De vento em popa

"O Fashion Hair também não parou mais de crescer. Já na terceira edição, o número de participantes triplicou em relação à primeira.

Montamos paralelamente ao evento, uma feira de produtos nacionais e importados, onde os clientes poderiam comprar as novidades do setor da beleza sem precisar se deslocar dali. A partir da quinta edição, o lugar precisou ser mudado, o espaço ficou pequeno para o público e para a feira.

O Fashion Hair foi tomando grandes proporções devido à qualidade dos profissionais trazidos - os mais conceituados do Brasil, e também uma atração internacional. Em algumas edições, participaram ainda artistas da Rede Globo, abrilhantando e conferindo mais glamour ao evento. Este passou a ser tão importante, que muitas empresas aguardavam a data de sua realização para fazer o lançamento de seus produtos."

Um grande evento

"Em 2008, na 14° edição, o transferimos para um centro de convenções, um local bastante amplo, com excelente infraestrutura. Com isso, pudemos dar ênfase maior à feira, aumentar o número de estandes e também a quantidade de participantes.

O Fashion Hair foi realizado em outras cidades, como Maringá (cinco edições), Curitiba (10 edições), Florianópolis (duas edições), Caxias do Sul (uma edição), dois Fashion Hair on Board, que aconteceram em luxuosos navios durante cruzeiro e em 2015, realizamos o primeiro Fashion Hair São Paulo, na cidade de Campinas."

Expandindo os negócios

"Em 1996, a Loja Lafi também necessitava de mais espaço, pois era grande a variedade de produtos oferecidos. Saímos do shopping e montamos uma grande loja, com sistema de auto-atendimento, outra inovação no mercado da cosmética.

Em janeiro de 2001 abrimos a primeira filial, situada na Rua Nereu Ramos, e sete anos depois, mudamos para a Rua Correia Pinto, em uma sala mais ampla e com uma loja mais moderna.

Em janeiro de 2002, abrimos a segunda filial, no bairro Coral, para suprir a necessidade dos clientes de bairros mais distantes."

Diferenciação

"Devido à concorrência acirrada e à necessidade de diversificar para se manter no mercado, nossas lojas expandiram a variedade de produtos e passaram a atender não somente aos salões mas também ao público em geral, que busca produtos para uso doméstico. Ainda assim, nosso grande diferencial é o comércio de produtos, móveis e equipamentos da linha profissional.

Em 2014, abrimos uma filial no Lages Garden Shopping e, em 2015, abrimos dentro da nossa Academia em Curitiba uma loja especializada para cabeleireiros."

A Lafi hoje

"Atualmente a Lafi possui: quatro lojas em Lages, uma loja em Curitiba, três distribuidoras de produtos profissionais para cabeleireiros (Lages/SC, Curitiba/PR e Campinas/SP), duas Academias para atualização e profissionalização de cabeleireiros (Lages e Curitiba), número que aumentará neste ano com a abertura da Academia Lafi em São Paulo, e a revista Lafi News.

Este ano a Lafi completa 23 anos. Somos uma empresa comprometida com clientes e colaboradores, servindo de referência para a nossa região, como a maior loja no setor. Durante todos esses anos não poupamos esforços, dedicação e muito trabalho."

O orgulho

"Iniciamos as atividades com duas funcionárias e hoje são mais de 100. Com este crescimento foi preciso estruturar a empresa, com gerentes, supervisores, três diretores - de varejo, comercial e executivo -  e o Presidente da empresa, o Luiz.

Muitas pessoas passaram pela nossa empresa: funcionários, clientes, fornecedores, etc. Todas elas deixaram aqui uma marca que fez da Lafi o que é hoje.

Sentimos muito orgulho por nossos filhos também demonstrarem interesse pelo negócio que construímos com tanto afinco. O Lucas (o mais velho, aquele que já nos acompanhava desde muito pequeno nos cursos), é hoje Diretor Comercial. E o Gabriel, que já trabalha com a gente há 5 anos, ambos se mostram muito satisfeitos e felizes com o que fazem."

Satisfação

"Com a empresa, nossa vida mudou por completo. A Lafi já nos deu mais do que imaginávamos. Abriu nossa cabeça e muitas portas. Jamais imaginávamos ter, ver e conhecer tantas coisas.

O mundo dos cosméticos e dos cabeleireiros é um mundo que envolve moda, beleza e sofisticação. Participando dele, tive contato com vários tipos de pessoas, aprendi coisas que nunca imaginei existir e conheci lugares que pareciam tão distantes de nós.

Agradeço a Deus pela oportunidade que Ele nos deu. Por colocar esta loja em nosso caminho, nos indicando este ramo tão encantador e rentável. Sou uma pessoa feliz e realizada. Amo o que faço!"

Edilma Vanderlinde de Figueiredo

Nossa
Missão

Fornecer soluções e produtos cosméticos de forma inovadora e dinâmica, valorizando a beleza e as pessoas.

Nossa
Visão

Ser referência no segmento cosmético do Brasil através de soluções inovadoras e um relacionamento próximo dos clientes.

Nossos
Valores

  • - Inovação
  • - Valorização das pessoas
  • - Comprometimento
  • - Foco no resultado