É sancionada a "Lei do Salão parceiro"

28/10/2016 por Lafi Cosméticos
Visualizacoes: 2167
img/laficomb_blognovo/209_post_4372.png

O dia 27 de outubro entra para o calendário como um importante dia para o segmento da Beleza em todo o país, seja para profissionais ou proprietários de salões de beleza.

Texto: Daniel Keller

Foi sancionada neste último dia 27 o projeto de Lei 5230/2013, que disciplina uma nova modalidade na relação de trabalho para o segmento da beleza. Para quem nos acompanha nas capacitações sobre gestão de salões pela Academia Lafi sabe que este é sempre um tema presente em nossas conversas, uma vez que a gestão das equipes é fundamental para o sucesso do negócio, e a forma de contratação sempre gerou dúvida e insegurança dentro de negócios de beleza e estética.
 
A aprovação da lei é sem dúvida um importante passo que começa a flexibilizar e modernizar as relações trabalhistas, respeitando particularidades deste segmento que reúne cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil. Assim, salões de beleza poderão realizar contratos de parceria com cabeleireiros, barbeiros, esteticistas, manicures, depiladores e maquiadores que trabalharão de forma autônoma sem o vinculo empregatício, mas com contrato que rege direitos e deveres entre as partes. Para saber como proceder para elaborar e homologar novos contratos de salão-parceiro e profissional-parceiro procure informações junto as entidades representativas do seu segmento na sua cidade ou região, assessoria jurídica ou sua empresa contábil.
 
E não esqueça que independente da relação formal de trabalho existente, a boa gestão das pessoas, a liderança da equipe e a criação de um ambiente de trabalho harmonioso e com objetivos compartilhados continua sendo fundamental para o sucesso do seu salão!